
Estamos na região Norte de Santa Catarina, onde vamos fazer um passeio com toques de realeza, chique mesmo. A gente vai às cidades de Jaraguá do Sul, São Bento do sul e Joinville.
Este roteiro é conhecido como Caminho dos Príncipes, mas esta é uma história antiga. Tudo começou no século XIX, quando a filha de D.Pedro I, Dona Francisca,casou com o príncipe da França, conhecido como príncipe de Joinville. Parte das terras que eles ganharam de presente de casamento, hoje dá lugar à cidade de Joinville.
Até um museu foi organizado na cidade para lembrar as tradições européias e a princesa brasileira. O detalhe: ela e o marido jamais colocaram os pés em Joinville, nunca vieram à região. Pior para eles, porque Joinville é um lugar lindo...
Seu Ango Kersten vive na área rural e o sítio dele é pura diversão. O povo da cidade sabe como é que é a vida no interior?
Muitas vezes, não conhecem. Então, eles vêm conhecer e fazem o passeio de trator que eles adoram demais, conta Seu Ango.O trator vai devagarzinho e a gente aproveita o clima de fazenda. No local tem pato, porco,galinha e muita banana. A fartura é tanta que eles resolveram fazer uma corrida com os cachos de banana!Tem que ter fôlego e um jeitinho muito especial para agarrar o cacho. O líder cai e o candidato de trás avança... No final, o vencedor ganha o aplauso da galera.
Para recuperar as energias, um prato alemão é perfeito. Quem prepara é Dona Edith.
O que é uma comida alemã boa? Dona Edith se põe a dizer um monte de nomes estranhos, que dizem que aqui tem joelho de porco, marreco recheado, salsicha bock e chucrute.
Depois da comilança, seguimos para Jaraguá do Sul. Na cidade, a criançada faz arvorismo, uma trilha entre as copas das árvores.
A repórter Bel fica em uma situação difícil: olhar pra baixo e ainda procurar os entrevistados!
Super legal. Eu tô adorando, diz uma moça.
Tamanho não é documento: os meninos conseguem andar com facilidade pelas árvores.
Júlia! Fé em Deus e pé na tábua!, grita um menino para uma garotinha.
Do chão, a torcida dá uma força para a repórter Bel. Com o apoio irrestrito e incondicional do pessoal, os outros conseguem chegar ao final.
A aventura continua em São Bento do Sul, onde Bel foi fazer rappel. É um paredão de 45 metros, que ela desce acompanhada da instrutora Verônica.
São 5 minutos de descida,mas pra quem está aprendendo parece uma eternidade...
Estamos quase chegando lá embaixo!, diz Bel.
Quase... Depois de 40 metros, faltam só cinco!, responde Verônica.
É uma libertação, a gente se sente muito bem espiritualmente e fisicamente, comenta um rapaz.
Voltamos à Jaraguá do Sul, para a colônia húngara. A gente só podia terminar aqui mesmo, porque tem salada de repolho, strudel e um prato com batata cozida. Como fazer esta batata, que tem camadas de presunto, ovo e creme de leite?
RECEITA PRATO DE BATATA COZIDA
Ingredientes:
- 1kg de batata
- 4 ovos cozidos
- 300 gramas de presunto picado
- 200 gramas de creme de leite
- 1 xícara de farinha de rosca
- sal a gosto
Descascar as batatas cozidas e os ovos cozidos e cortar em rodelas. Coloque uma camada de batatas numa tigela refratária e cubra com uma camada de presunto cortado e rodelas de ovo cozido. Polvilhe com sal e regue com o creme de leite. Continue fazendo essas camadas até usar todos os ingredientes. No final, cubra com a farinha de rosca. E leve para assar em forno médio por 30 minutos.
____
Do site do Fantástico (TV Globo) / http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1001325-4183,00.html
Foto: santacatarinaturismo.com.br