10.1.06

Competição Virtual


INFOMANIA

Tente imaginar uma pilha de listas telefônicas tão alta que de para chegar a lua e voltar. Essa é a quantidade de páginas impressas necessária para registrar todos os dados existentes nos arquivos de computador atuais no mundo inteiro. No caso da Panasonic Toyota Racing, esses números também são impressionantes.Por exemplo, consideremos o maior arquivo de livros do mundo - a Biblioteca do Congresso, em Washington, EUA - Lá, cerca de 120 milhões de itens estão arquivados em incríveis 850 quilômetros de prateleiras, entre eles 18 milhões de livros, 12 milhões de fotos, 4,5 milhões de mapas e 54 milhões de manuscritos.Digitalizar todos esses volumes usaria cerca de 20 terrabytes de espaço virtual - um terrabyte é igual a 10** bytes - Isso dá a idéia exata do poder da informática usada na sede da Panasonic Toyota Racing, em Colônia (Alemanha). Lá, cada computador está conectado a uma central com cerca de 30 terrabytes de capacidade de armazenamento, tudo fornecido pela empresa de tecnologia EMC, antiga parceira da equipe.Os dados são a chave do sucesso para qualquer equipe de Fórmula 1. Por exemplo, os carros e motores da Toyota são projetados para "funcionar" em um mundo virtual antes mesmo que cheguem a uma pista de verdade. Após cada corrida ou teste, é a rigorosa análise da infinidade de dados que permite à equipe entender exatamente como o carro está atuando, onde estão suas virtudes e fraquezas.A Panasonic Toyota Racing projeta carros de F1 usando o sofisticado sistema CATIA 3-D. É o mesmo programa de CAD (computer-aided design, ou projeto auxiliado por computador) empregado para a criação dos carros de rua. Seus arquivos são tão grandes que baixar os resultados de uma série de testes aerodinâmicos, por exemplo, poderia levar horas. Num mundo em transformação constante como o da F1, essas "horas extras" não estão disponíveis. Assim, o sistema da EMC precisa levar rapidamente tais dados aos engenheiros da equipe. De acordo com o gerente-geral de projetos e desenvolvimento de carros, Keizo Tahakashi, essa capacidade de acelerar o processo por meio da administração eficiente dos dados mostrou-se um dos mais interessantes "bônus" do programa de F1 para a Toyota do Japão, onde a necessidade de reduzir o tempo de desenvolvimento de novos carros de rua significa vantagem competitiva no mercado.Em cada fração de segundo os computadores gravam detalhes sobre frenagem, aceleração, mudança de marchas e curso da direção, assim como informações do sistema de controle de tração. Esse nível de coleta de dados - transmitido do carro para o boxe por sinal de rádio ou captado por capo com um laptop quando o veículo para na garagem - é essencial para orientar o desenvolvimento nos testes.Em vista da importância fundamental do gerenciamento de dados na própria fábrica de carros de rua da Toyota, não é surpresa que a parceria da EMC com a equipe de Fórmula 1 da empresa vá muito além do simples fornecimento de programas. As duas organizações trabalham em grande sintonia desde 2000. Tal sinergia é comprovada pelo fato de o logotipo da EMC estar presente nos dois espelhos do TF103 - um carro que a empresa da informática ajudou a tornar realidade.

Adaptado de: Revista Onem Aim - A Revista da Toyota - nº 7 Tecnologia
Foto: toyota-f1.com

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