28.1.06

Turismo | Caminho dos Príncipes - Santa Catarina, Brasil


Estamos na região Norte de Santa Catarina, onde vamos fazer um passeio com toques de realeza, chique mesmo. A gente vai às cidades de Jaraguá do Sul, São Bento do sul e Joinville.
Este roteiro é conhecido como Caminho dos Príncipes, mas esta é uma história antiga. Tudo começou no século XIX, quando a filha de D.Pedro I, Dona Francisca,casou com o príncipe da França, conhecido como príncipe de Joinville. Parte das terras que eles ganharam de presente de casamento, hoje dá lugar à cidade de Joinville.
Até um museu foi organizado na cidade para lembrar as tradições européias e a princesa brasileira. O detalhe: ela e o marido jamais colocaram os pés em Joinville, nunca vieram à região. Pior para eles, porque Joinville é um lugar lindo...
Seu Ango Kersten vive na área rural e o sítio dele é pura diversão. O povo da cidade sabe como é que é a vida no interior?
Muitas vezes, não conhecem. Então, eles vêm conhecer e fazem o passeio de trator que eles adoram demais, conta Seu Ango.O trator vai devagarzinho e a gente aproveita o clima de fazenda. No local tem pato, porco,galinha e muita banana. A fartura é tanta que eles resolveram fazer uma corrida com os cachos de banana!Tem que ter fôlego e um jeitinho muito especial para agarrar o cacho. O líder cai e o candidato de trás avança... No final, o vencedor ganha o aplauso da galera.
Para recuperar as energias, um prato alemão é perfeito. Quem prepara é Dona Edith.
O que é uma comida alemã boa? Dona Edith se põe a dizer um monte de nomes estranhos, que dizem que aqui tem joelho de porco, marreco recheado, salsicha bock e chucrute.
Depois da comilança, seguimos para Jaraguá do Sul. Na cidade, a criançada faz arvorismo, uma trilha entre as copas das árvores.
A repórter Bel fica em uma situação difícil: olhar pra baixo e ainda procurar os entrevistados!
Super legal. Eu tô adorando, diz uma moça.
Tamanho não é documento: os meninos conseguem andar com facilidade pelas árvores.
Júlia! Fé em Deus e pé na tábua!, grita um menino para uma garotinha.
Do chão, a torcida dá uma força para a repórter Bel. Com o apoio irrestrito e incondicional do pessoal, os outros conseguem chegar ao final.
A aventura continua em São Bento do Sul, onde Bel foi fazer rappel. É um paredão de 45 metros, que ela desce acompanhada da instrutora Verônica.
São 5 minutos de descida,mas pra quem está aprendendo parece uma eternidade...
Estamos quase chegando lá embaixo!, diz Bel.
Quase... Depois de 40 metros, faltam só cinco!, responde Verônica.
É uma libertação, a gente se sente muito bem espiritualmente e fisicamente, comenta um rapaz.
Voltamos à Jaraguá do Sul, para a colônia húngara. A gente só podia terminar aqui mesmo, porque tem salada de repolho, strudel e um prato com batata cozida. Como fazer esta batata, que tem camadas de presunto, ovo e creme de leite?

RECEITA PRATO DE BATATA COZIDA

Ingredientes:
- 1kg de batata
- 4 ovos cozidos
- 300 gramas de presunto picado
- 200 gramas de creme de leite
- 1 xícara de farinha de rosca
- sal a gosto

Descascar as batatas cozidas e os ovos cozidos e cortar em rodelas. Coloque uma camada de batatas numa tigela refratária e cubra com uma camada de presunto cortado e rodelas de ovo cozido. Polvilhe com sal e regue com o creme de leite. Continue fazendo essas camadas até usar todos os ingredientes. No final, cubra com a farinha de rosca. E leve para assar em forno médio por 30 minutos.

____
Do site do Fantástico (TV Globo) / http://fantastico.globo.com/Jornalismo/Fantastico/0,,AA1001325-4183,00.html
Foto: santacatarinaturismo.com.br

3 comentários:

Carlos disse...

A região sul desse país é maravilhosa. Infelizmente ainda não conheci, mas pretendo conhecer assim que possível. Abraço.

Anônimo disse...

Bush is forever saying that democracies do not invade other countries and start wars. Well, he did just that. He invaded Iraq, started a war, and killed people. What do you think? What is he doing to us, and what is he doing to the world?
Are we safer today than we were before?
We have lost friends and influenced no one. No wonder most of the world thinks we suck. Thanks to what george bush has done to our country during the past three years, we do!

Anônimo disse...

Aprendi muito