14.1.06

Criatividade sem fronteiras



Ao contrário do que sugerem os críticos da gestão da internet, entre eles o governo brasileiro, a rede hoje é um fenômeno global e não apenas americano. É por isso que entre suas ferramentas mais populares há criações de todas as partes do mundo.

Linux - O sistema operacional de código aberto Linux foi criado em 1994 pelo finlandês Linus Torvalds, estudante da Universidade de Helsinque, que programava computadores como passatempo.

VoIP - A tecnologia que levou a voz para a internet e está revolucionando a telefonia, conhecida pela sigla em inglês VoIP (voz por protocolo de internet), foi desenvolvida em 1995 por dois israelenses, Lior Haramaty e Alon Cohen.

Skype - A Skype, mais popular empresa de telecomunicações da internet, com mais de 200 milhões programas baixados pela rede, foi criada em 2003 pelo sueco Niklas Zennstrom e pelo dinamarquês Janus Friis. Ambos haviam fundado o KaZaA, um site de músicas digitais.

Babylon - É um programa israelense que congrega 25 dicionários em treze idiomas. Em 1997, após ouvir reclamações de um vendedor de frutas que não entendia pedidos em inglês, o israelense Amnon Ovadia decidiu criar o tradutor.

Mozilla - Navegador e maior concorrente do Internet Explorer. Foi criado em 2002 pelo inglês Ben Goodger, que se formou em Engenharia da Computação na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário...

Nenhum comentário: